terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A discoteca foi o principal fenômeno musical de todos os tempos, ela trouxe novas maneiras
de comportamento, de consumo, ditou a moda, mudou muito do que parecia ser definitivo na música pop mundial, nada era definitivo até então, com a discoteca, praticamente desapareceram os grandes nomes, os casts milionários. A rotatividade era muito grande para permitir que se estabeleça uma relação qualquer entre o público e os músicos, mesmo porque normalmente tem-se muito pouco a dizer com o intuito de se criar uma imagem que possa favorecer o artista junto a uma determinada faixa de consumidor. Em discoteca o fundamental que as pessoas dançem, o resto, de fato, pouco importa.
Em assunto de criação musical, não podemos dizer que este período de domínio do som fosse lá dos mais férteis, mas o gênero, por si, requer uma certa simplicidade, nada de sequências musicais que não agradem logo na primeira ouvida ou que precisem ser entendidas. A meta principal e exclusiva da música era de dançar, ou melhor, de facilitar a dança para todos, já que seu próprio balanço não requer grande habilidade corporal como no rock, por exemplo, que exige e possibilita uma expressão corporal maior.

Para uma melhor eficiência, praticamente desapareceram as letras, substituídas por refrões que se repetem várias vezes.
A discoteca trouxe um novo público em potencial ao mercado, consumidor este até então totalmente esquecido e faixa importante em todo o mundo. Trata-se do negro que, até o advento da discoteca, ficara um tanto quanto à parte entre o que produzia em termos de música e o que era consumido pela massa, ou seja, música para negros e brancos era totalmente diferenciada no seu geral e a música passou a ser ouvida por ambos.
Vamos discotecar ...
Donna Summer -     Last Dance       Love To Love You Baby
Evelyn-Champagne King      Michael Zager Band - let's all chant (cantava no refrão"dez pra sete!")
Odyssey -  Native         Roberta Flack - Zodiac        Santa Esmeralda - Don't Let Me Be Misunderstood
Village People       YMCA       Macho Man   
Gostou? depois vem mais.

2 comentários:

  1. Minha querida amiga, voce fez uma excelente analise desse fenomeno atual, mas eu ainda prefiro a dança dos meus aureos tempos. O romantismo mandava e desmandava e infelizmente hoje esta meio fora de moda.Não me importo ...pelo menos as minhas musicas tem harmonia, letras com sentidos e não fazem mal aos ouvidos .... Percebi que voce pegou bem o sentido das coisas

    ResponderExcluir
  2. Karaca Zú, isso aqui tá d++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir